sábado, 4 de maio de 2019

Grandes questões

"Quando enfrentamos a possibilidade de uma morte precoce, percebemos que há um monte de coisas que queremos fazer antes que a vida chegue ao fim." Stephen Hawking

Estou lendo o livro Breves respostas para grandes questões, do autor Stephen Hawking e me deparei com tantos ensinamentos que senti necessidade de desabafar, só então me lembrei que nem lembrava a última vez que passei por aqui.

Acho que esse blog se tornou aquele tipo de amigo que a gente só procura quando precisa e me sinto péssima, pois eu jamais faria isso com algum ser vivo, embora já tenham feito comigo, mas isso não vem ao caso. Só quero esclarecer que me sinto péssima. Tenho focado em revisar o meu livro, para a próxima edição que será impressa, focado em criar uma nova história para o segundo livro, lido e resenha do muito no Resenhando. Tenho mantido a mente ocupada para não pensar na bagunça que me tornei.

A fobia de gente que eu tinha piorou e se tornou de sair de casa. Não tenho conseguido sair e quando preciso, saio passando mal com crises de pânico. A terapia me ajuda a sair, ainda que passando mal, mas essas sensações me fazem sentir péssima. Estou decepcionada comigo.

Aí eu me deparo com as palavras de Stephen Hawking que destaquei nesse post. O cara descobre que tem uma esclerose, pior e mais sereva que a que eu tenho, resolve se casar, arrumar um emprego melhor e ainda tem 3 filhos. Me sinto em divida com ele e com tantos que gostariam de viver e não podem mais, por ter tanta vida em mim, ainda que limitada e doente e não sentir vontade alguma de sair ou ver qualquer pessoa.

Ninguém agiria dessa maneira de propósito, antes de me julgarem, gostaria que pelo menos tentassem imaginar o que é querer mudar e não conseguir. Se seu corpo agisse ao contrário do que você deseja. Se me contassem, eu diria que é frescura ou vontade de chamar a atenção. Stephen diz no livro que não há como maquiar o que somos, ainda que nos disfarçássemos, nossas deficiências nos entregariam. Então, como podem achar que quero chamar atenção, sendo que a única coisa que mais desejo e não consigo é que não me notassem, pois assim não haveria julgo para eu ter que lidar.

É fácil julgar, quando o desequilíbrio não é seu!