quarta-feira, 30 de setembro de 2020

O dilema das redes sociais

Por que você posta coisas nas redes sociais? Tudo que posta é real? Se parasse de postar hoje, alguém sentiria falta? Quanto tempo levaria até você desaparecer?

Faz tempo que ando percebendo que a internet não me faz mais bem ou talvez nunca tenha me feito. Eu só não conseguia entender o motivo exato e o que fazer para melhorar esse sentimento. Até que assisti O Dilema das Redes na Netflix. Basicamente, pessoas que ajudaram a construir o que a internet é hoje trouxeram suas preocupações para o quanto a coisa fugiu do controle e o impacto disso na vida dos usuários. Estamos falando de algo que não há uma pessoa que não utilize de alguma forma. Eles foram geniais. Tanto, que hoje conseguem acesso às particularidades das nossas vidas. Imagine só se resolvessem tornar público os históricos de atividades na internet de cada pessoa? Será que conseguiria dormir sabendo que existe alguém te conhece tanto? Bom, eu descobri que existe e pior, é um sistema extremamente inteligente, com não apenas poder, como total disponibilidade cedida por nós mesmos, para nós manipular. Descobrir isso me fez passar uma noite em claro e não pelos segredos não serem mais apenas meus, mas por perceber que não sei mais se o que eu gosto é por mim ou por influência.

Já se pegou olhando alguma coisa e pensando o quanto se tornou necessário que você a tenha, mas há cinco minutos você nem pensava naquilo? É legal quando estamos falando de um produto, algo útil, por isso não descarto a ideia de que a internet é uma das melhores coisas já inventadas, eu trabalho com ela afinal. Mas a prova de que as coisa fugiram do controle é essa Era de Cancelamento, onde vemos pessoas sofrendo um tipo de bullying, com o agravante de poder ter impacto mundial. Sei que sempre haverão pessoas desprezíveis no mundo e que estragam boas atitudes. Temos bons exemplos até na Bíblia, mas a questão é você escolher se quer isso pra sua vida ou não.

Eu não quero mais!

Não sei mais em que acreditar. Tudo parece superficial. Por que você posta coisas na internet? O que você espera de reação? E quando não é o que você esperava, como isso te afeta? Pois afeta de alguma maneira. Você consegue postar fotos em que acha que não saiu bem? Ou sem filtro? Quantas vezes já comentou ou curtiu algo só por ter sido algum amigo que postou e você quis dar uma força? Quantas vezes seu comentário não foi sincero? E quando alguém faz algum comentário sincero, como isso te afeta? Já apagou foto ou comentário por não ter sido o que você esperava? Será que estamos prontos para lidar com tanta opinião diferente?

Faço tratamento com terapeuta há mais de 3 anos e ainda não consigo me achar o suficiente em nada, mesmo quando me dizem que sou. Percebi que muito disso tem a ver com os meus padrões, baseado em coisa que vejo e aprendo, mas será que manteria as minhas referências se soubesse o que elas vivem entre um post e outro?

Não quero influenciar ninguém com esse desabafo. Tenho esse blog como um diário e hoje quero deixar registrado que mudei para o mundo virtual. Porque eu quero viver momentos e não posts, quero ter a minha casa arrumada por inteira e não apenas nas partes que aparecem em fotos, quero me desfazer das muitas tralhas que comprei por achar legal e ainda estão embrulhadas, quero parar de ver posts de viagens que nunca farei e aproveitar os passeios próximos, explorando lugares vizinhos que nunca vi, quero parar de comparar a minha vida com a de pessoas que talvez tenham menos do que eu de alguma maneira.

Me perguntei se eu não trabalhasse com a internet e parasse de postar hoje, por quanto tempo sentiriam a minha falta? Ou se sentiriam? Sem as redes sociais, para quantas pessoas você ainda existiria? Ou quanto tempo levaria até você desaparecer?